segunda-feira, 14 de abril de 2014

Pensamento e Atitude, uma parceria a favor dos bons negócios


Psicólogo Fernando Elias José

Pense positivo! Pense positivo! Quantas vezes você focou
nessa frase para que alguma coisa ou situação desse certo? Com certeza não foi
apenas uma vez! Muitas das coisas que pensamos refletem diretamente em nossas atitudes. Quando pensamos positivo ou negativo mudamos nosso humor e as atitudes acabam modificadas.

Tirando as ações e pensamentos automáticos do cotidiano como as atividades
diárias de tomar banho, comer, ir para o trabalho, todas as outras
coisas que pensamos favorecem ou não nas decisões nos negócios. Isso
porque para criarmos os pensamentos precisamos de informações e conhecimentos suficientes para que eles aconteçam. “Os nossos pensamentos são formados a partir da visão que temos de nós mesmos e do mundo. Por isso, quando estamos em momentos difíceis, os pensamentos disfuncionais aparecem e, a partir deles, surgem distorções cognitivas que atrapalham a produção”, afirma o psicólogo e especialista em ciências cognitivas, Fernando Elias José.

Todos os pensamentos devem ser ligados à realidade, senão tornam-se apenas
sonhos e suposições, e até ilusões sobre um determinado assunto. Por exemplo,
você quer abrir seu empreendimento e tem pensamentos positivos como: “Tenho uma ideia revolucionária”, “não importa o local, o meu negócio será um
sucesso” provavelmente você está no caminho certo. Mas, se o que passa
pela sua cabeça são frases como “Será que tenho o suficiente para investir? Dou
um ‘jeitinho brasileiro’ para isso!” podem não ser tão favoráveis assim. Segundo
a explicação do psicólogo Fernando José, todos os pensamentos devem ser
adicionados à vida real. Não basta dizer que irá abrir um empreendimento
perfeito se pontos não forem analisados como custos, local, produto/serviço,
fornecedores, logística, entre outros.

Para pensamentos negativos a ideia é a mesma, dizer que “tudo está perdido”,
“isso não vai dar certo” ou “que nada mudará” podem não ter ligação nenhuma com a sua realidade e, para piorar, podem não ser pensamentos construídos por você, mas sim por outra pessoa. Isso mesmo, às vezes não temos informações suficientes e aceitamos as conclusões de outros que prejudicam o nosso entendimento e decisão e assim, concentramos toda a energia para que esses “pensamentos ruins” se concretizem.

Na forma prática, durante a correria em seu empreendimento, muitas
decisões e avaliações devem ser feitas mais próximas do
correto. “Tomar decisões é correr riscos e assumir
responsabilidades pelos atos. Focar em obter conhecimentos e informações que
ajudem o empreendedor a criar pensamentos reais e ao seu favor vão gerar mais
tranquilidade para decidir”, ressalta Fernando José.

Isso vale também para uma situação muito vivida pelas empresas, o momento de
demitir. Dificilmente, as demissões acontecem de forma explosiva, mas sim com
base em diversos acontecimentos que contradizem ao que a empresa busca ou espera do profissional.

Os pensamentos ligados à demissão serão criados com base na realidade, dessa maneira, a escolha pela decisão, a ação, será a mais correta.

Entretanto, Fernando José tem uma solução para controlar e, principalmente
entender os seus pensamentos e o porquê eles estão sendo criados. “Você
precisa conhecer o que você pensa. Todas as situações geram
pensamentos, por isso, precisa estar atento. Sugiro que, para começar, use papel
e caneta para anotar e ter controle do que pensa. Só assim não será
vitima de seus pensamentos e compreenderá porque eles estão
direcionando para determinado caminho”, finaliza o psicólogo.

Para lhe ajudar na organização de seus pensamentos, uma planilha
no Excel pode ser muito útil. Separar sua lista por datas, influencias e pensamentos pode ser uma maneira mais fácil de começar a mudar seu foco.





http://www.wmsolution.com.br/blog/pensamento-e-atitude-uma-parceria-a-favor-dos-bons-negocios/

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